A importância de cuidar da mente

Como você se sente nesse momento? Está triste? Com raiva? Quais são suas emoções agora?

Reflita um pouco, respire, tente afastar a tensão, acalme-se! Vamos falar sobre isso? Talvez você esteja se perguntando: Pra quê? De que adianta? Tenho tantos problemas… Não posso parar nem respirar nem conversar. Será que não? Cuidar da mente é possível?
Sim, é possível. Que tal começar pelos pensamentos? Somos o que pensamos, e o que pensamos influenciará nossas emoções, nosso comportamento, e o mais importante, nossa saúde mental. Pense, lembre-se de um momento em que você tenha sentido orgulho de si mesmo. Pensou? Agora cultive esse momento, alimente essa sensação e busque cada vez mais pensar nas suas qualidades. Os defeitos? É claro que eles existem! Somos humanos e imperfeitos… Mas não seja tão severo com você mesmo! Aceite-se! Quando afirmamos para nós mesmos o que somos, passamos a acreditar mais nisso e agir para que isso se comprove. Seja gentil com você como seria com um grande amigo! Isso é autocuidado e faz bem para a saúde emocional.

Ter saúde mental não significa não sofrer, não ter conflitos, ansiedades e tristezas. Isso é impossível, mas podemos cultivar as emoções positivas que sentimos, reconhecendo-as como importantes.

Busque o autoconhecimento , isso ajuda a encontrar o seu bem-estar. Se em algum momento da vida você sentir que não pode ou não consegue fazer isso por si mesmo, procure ajuda! Sim, ajuda. Sempre há como melhorar. Reconhecer que precisa de ajuda não é fraqueza, é coragem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Novidades

Receba em seu email as novidades e dicas da Elo21.

Banner cartilha