Andador e Canguru – Pode usar?

O andador infantil, ao contrário do que é divulgado, é um dispositivo que atrapalha o desenvolvimento, e as etapas motoras das crianças, além de ter um sério risco de queda e lesões muito sérias.

O bebê deve ter espaço para conhecer seu corpo, explorá-lo e testar novas atividades motoras, assim aprendendo a se deslocar e se movimentar. No andador o bebê fica restrito à uma única postura desfavorecendo a descoberta e a aquisição das etapas motoras.

Além disso, ele mantém uma postura inadequada do quadril e dos membros inferiores, onde a criança permanece sentada, com as pernas rodadas para fora, com apoio inadequado dos pés no chão, atrapalhando o encaixe do fêmur no quadril. Sendo assim, a criança tem um prejuízo ao estímulo do fortalecimento muscular, por ter menos gasto energético ao tentar alcançar um objeto que a interesse, e uma chance maior de ter luxação de quadril e atraso do desenvolvimento motor, além de não ensinar a criança a andar.

Segundo estudos, crianças que usam andador possuem pontuação inferior nos testes de desenvolvimento e ainda andam mais tardiamente que as crianças que não o usaram.

Para as crianças com Síndrome de Down, o uso do andador pode ser ainda mais perigoso. Essas crianças podem já ter algum atraso no desenvolvimento devido à hipotonia que apresentam desde o nascimento, aumentando ainda assim o risco de desalinhamento do quadril, e menos estímulo do que ele precisa para aprender.

A melhor forma de estimular uma criança, é deixá-la no chão, com espaço e segurança para que ela aprenda a explorar e descobrir o mundo e o seu corpo.

Pensando no canguru, que é utilizado para transportar o bebê, a criança fica na mesma postura inadequada do andador, com as pernas rodadas para fora e os joelhos e quadril flexionados, favorecendo novamente a luxação de quadril. Durante o transporte, o bebê fica com o rosto muito próximo do corpo da mãe, de costas para onde a mãe está indo, perdendo assim chances de ter estímulos visuais e auditivos que poderiam acrescentar no desenvolvimento cognitivo dessa criança.

Concluindo, o andador e o canguru não são objetos favoráveis à criança, podendo assim, prejudicar o seu desenvolvimento motor.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Novidades

Receba em seu email as novidades e dicas da Elo21.

Banner cartilha