Nutrição, Envelhecimento e Trissomia 21

O envelhecimento é um fenômeno natural. A forma como envelhecemos, com ou sem trissomia 21, não depende apenas de como e “quantos” são os nossos genes, mas de como os estimulamos.

Na T21 isso é ainda mais importante devido à tendência ao envelhecimento precoce decorrente da trissomia. Tudo o que fazemos a todo instante estimula a expressão de nossos genes para a saúde ou não. A Nutrição é uma poderosa ferramenta de estímulo a um envelhecimento saudável, ativo e cheio de inclusão social.

Uma alimentação anti-inflamatória, antioxidante e verdadeiramente nutritiva desde a concepção do bebê (nutrição materna), passando pela Pediatria, idade adulta e Geriatria são fundamentais.

Como fazê-lo? Poderíamos simplificar dizendo: tudo aquilo que descascamos (alimentos naturais, preferencialmente orgânicos) evitando aquilo que desembrulhamos (alimentos industrializados) são uma fórmula básica, segundo a nutrigeneticista Sandra Matta. Agindo assim, estamos “educando” nossos genes a trabalharem a nosso favor, em prol da saúde integral.

Ao darmos guloseimas, frituras, açúcares, farinha branca para nossas crianças, estamos ativando nossa Genética no sentido contrário do que desejamos para seu futuro.

Mudar a visão (e atuação) frente à alimentação é um dos pilares do envelhecimento saudável e um dos focos de atuação do Elo21, sempre de forma personalizada, respeitando o metabolismo de cada pessoa e o estilo de vida de cada família. A capacidade contínua de aprender (neuroplasticidade) nos ensina que NUNCA é tarde para começar e SEMPRE poderemos colher frutos de uma mudança de postura em relação à NUTRIÇÀO.

 

Profa. Dra. Carla Franchi Pinto, Geneticista do Elo21

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Novidades

Receba em seu email as novidades e dicas da Elo21.

Banner cartilha