O nascimento (ou erupção) dos dentes na Síndrome de Down.

Prof. Dr. Rafael Celestino e Dr. Rafael Cortez – Dentistas

É uma dúvida muito grande dos pais e responsáveis, logo ainda nos primeiros meses após o nascimento de uma criança com Síndrome de Down, saber quando e como irão nascer os dentes. A primeira consulta ao cirurgião dentista deve ocorrer por volta dos 4 aos 6 meses de idade, para um exame completo (ainda sem os dentes) e para receber as explicações sobre o nascimento dos dentes, higiene bucal e importância do sistema estomatognático (boca, linga, dentes e outras estruturas).

Entretanto, essa visita geralmente não ocorre neste período, e as informações são buscadas em livro, internet e com outros profissionais, que com solicitude tentar explicar esses fenômenos.

Iremos aqui esclarecer algumas dúvidas que sempre são apontadas nas consultas, embora não substituam um exame clínico presencial com o dentista.

Com quantos meses nascem os dentes de leite (decíduos) de uma criança com síndrome de Down?

Os dentes erupcionam de modo comum aos 6 meses de idades, mas é variável de criança para criança. Na Síndrome de Down é comum vivenciar um atraso de até 12 meses para erupção dos primeiros dentes, podendo se completar até 24 meses de vida.

A ordem dos nascimentos também pode ser alterada, comumente, os primeiros dentes a erupcionar são incisivos centrais inferiores, incisivo central superiores, incisivos laterais, primeiro molar e depois segundo molar. Entretanto, a alteração de forma, não trás prejuízos significativos aos pequenos.

É importante nesse tempo que a criança receba estímulo físico e gustativo, com diversas texturas e temperaturas, ativando a propriocepção gengival e ligamentar, ou seja, percepção. Este trabalho pode e deve ser feito juntamente com a equipe médica, nutricional e fonoaudióloga.

Quer ter esta e muitas outras dicas em seu celular? Baixe agora o Aplicativo Elo21, disponível para Android e iOS:

AppleStore: Bit.ly/elo21ios

GooglePlay: Bit.ly/elo21android

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Novidades

Receba em seu email as novidades e dicas da Elo21.

Banner cartilha