A equipe

Somos uma equipe interdisciplinar, formada por profissionais das áreas da Saúde e Educação, que trabalha de forma integrada junto a pessoa com T21 e sua família buscando autonomia e inclusão, respeitando a singularidade de todos.

Dra. Carla Franchi Pinto
Dra. Carla Franchi Pinto

Doutora em Genédica Médica (UNICAMP), professora assistente (FCMSCSP), responsável pelo Serviço de Orientação Interdisciplinar da Trissomia 21 da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SOI.T21), fundadora da Associação Elo21. 

Dr. Aleksandro Belo Ferreira
Dr. Aleksandro Belo Ferreira

Médico Assistente do Departamento de Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Professor Voluntário da Disciplina de Propedêutica Pediátrica da FCMSCSP. Cofundador da Associação Elo21.

Camila Toselli Taets Katachinski
Camila Toselli Taets Katachinski

Fonoaudióloga CRFa 2 15.519 (FMU).
Experiência clínica e institucional com principal foco em em estimulação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência intelectual (reabilitação neurológica). Atuação na Saúde Pública. Atuação especializada em disfagia infantil e adulto, estimulação de fala e linguagem. Cursos de bandagem, atualização em disfagia, curso de Amamentação e Alimentação Saudável na Primeira Infância – (Unicef), experiência em UTI Neonatal (Hospital Santa Joana), auriculoterapeuta.

Daniela Steluti Padovani da Matta
Daniela Steluti Padovani da Matta

Fisioterapeuta CREFITO – 29503-F.
Supervisora e professora do curso de especialização em fisioterapia Neurofuncional em pediatria da ISCMSP, mestre em distúrbios do movimento, especialista no Conceito Bobath.

Dra. Maria Lucia Bastos Passarelli
Dra. Maria Lucia Bastos Passarelli

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi chefe do Serviço de Cardiologia Pediátrica da Santa Casa por 30 anos. Doutora em Medicina pela mesma Faculdade. Cardiologista Pediátrica da Associação Elo21.

Dra. Sandra Matta
Dra. Sandra Matta

Nutrigeneticista da Associação Elo21. Nutrigeneticista do COIP – Centro de Oncologia Integrativa e Prevenção. Diretora científica de nutrição no G8 – Integrative. Doutoranda em genética e biofísica pela UNIFESP. Especialista em Ortomolecular e Nutrigenômica (FAPES) e em Oncologia pelo (Hosp. AC Camargo). Atuou como pesquisadora e nutricionista do Grupo de Neurociências do Instituto de Infectologia Emilio Ribas – SP junto ao grupo Ambulatório ADEE3002 – (HCFMUSP) e coordenou a equipe de nutrição do Grupo Hepato (gastroenterologia e Transplantes de Fígado – Pâncreas – Rim). 

Dr. Arthur Castello Berchielli Nunes
Dr. Arthur Castello Berchielli Nunes

Neuropediatra. Formação em Medicina na Faculdade da Santa Casa de São Paulo. Formado em Pediatria e Neuropediatria pela Residência Médica da Santa Casa de São Paulo. Pós-graduação em Psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência pela instituição CBI of Miami iniciado em março de 2021. CRM 184758

Silvia Aoki
Silvia Aoki

Fisioterapeuta CREFITO3: 184874F (UNINOVE)
Aprimoramento em Neuropediatra (Instituto Prado de Reabilitação Integrada), Formada pelo Conceito Básico Neuroevolutivo – Bobath Pediatrico, Método Therapy Taping Association- Conceito de estimulação tegumentar (Bandagem Funcional), Curso de Pilates Internacional com reconhecimento do Instituto Internacional APPI- The Australian Pyshiotherapy and Pilates Institute- Valeria Figueiredo ( 2013). Escala de Avaliação Alberta Infant Motor Scale – AIMS.
Curso de Laserterapia (Clinica Cauchioli)

Ms. Luiza Nascimento Barison
Ms. Luiza Nascimento Barison

Nutricionista. Formação em Nutrição pelo centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein. Pós-graduanda de Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Pesquisadora de conteúdo para OPAS/OMS e Bireme, 2020-21.

Dra. Talita Pavarini Borges de Souza
Dra. Talita Pavarini Borges de Souza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Práticas Integrativas pela USP. Docente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), na pós-graduação em Acupuntura e Massagem Oriental no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO/IBRATE). Coordenadora Científica do Comitê de Práticas Complementares e Integrativas da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED). Criadora do NurseCast Brasil. Pesquisadora, escritora de capítulos e livros. COREN 303597

Simone Alves de Senna
Simone Alves de Senna

Terapeuta ocupacional CREFITO – 4548 – TO (UFSCar).
Atuação na reabilitação clínica com adultos e crianças, conhecimento no processo de desenvolvimento neuropsicomotor, uso de escalas de desenvolvimento infantil, ABA e Integração sensorial.

Rafael Cortez
Rafael Cortez

“A relação próxima e familiar com que tratamos os pacientes em nossa Clínica é a estrutura fundamental do trabalho desempenhado com as crianças e seus familiares, que passam pela equipe multidisciplinar e interdisciplinar montada com muita competência pelo projeto elo 21”.

Rafael Cortez de Carvalho, integrante da segunda geração de profissionais da Clínica Cortez & Carvalho Odontologia, fundada em 1980 pelos seus pais, mentores e colegas de profissão, Dr. Osvaldo Carvalho e Dra. Rose Mary Cortez de Carvalho, cuja equipe conta atualmente com seis dentistas especializados em diferentes áreas da odontologia. Com residência em Advanced Implant Dentistry, mini residência em Advanced Esthetics pela University of Florida e Especialização em Implantes ósseo-integrados. Dr. Rafael tem profunda ligação com a função social do projeto desenvolvido pelo Elo 21 e desempenha com dedicação, cuidado, atenção e muito carinho o tratamento de crianças e familiares.

Dr. Marcos José de Mello Prandine
Dr. Marcos José de Mello Prandine

Neurologista clínico, formado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP, especialista em Neurologia, Neurocirurgia, Neurofisiologia Clínica. Formação no curso de NEUROENDOSCOPY, realizado na Universidade de Mains, na Alemanha.  CRM: 38204

Adriana Silveira
Adriana Silveira

“Vejo o Elo 21 como um espaço de cuidado integral à pessoa com Trissomia 21, uma vez que profissionais da área da saúde e educação podem trabalhar em conjunto para a melhora de sua qualidade de vida, com vistas ao desenvolvimento de potencialidades e à inclusão social. Essa parceria é essencial, a meu ver, para o apoio eficaz também à família e à escola”.

Adriana Silveira é pedagoga, graduada também em Letras, mestre em Literatura Brasileira (UNICAMP) e especialista em Gestão Escolar (FMU) e em Neurociência aplicada à Educação (Santa Casa). É pesquisadora das áreas de Neurociência e Educação e Inclusão Escolar, com ênfase no trabalho com crianças e jovens com Síndrome de Down. Atua na área da educação há mais de 20 anos, com experiência como professora, coordenadora de área e de currículo e orientadora educacional, do Ensino Fundamental I ao Superior.

Banner cartilha