Acompanhamento psicológico para a criança e a família

Psicóloga Elizabeth Fumagalli

Um psicólogo pode ajudar a preparar a família e a criança com Síndrome de Down para o futuro. E apesar das condições e diferenças no desenvolvimento global variarem de criança para criança, a psicóloga Elizabeth Fumagalli destaca que a atitude da mãe e da família, desde os primeiros anos, pode favorecer a autonomia da criança e, por consequência, facilitar seu ingresso escolar.

Psicóloga hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e integrante do grupo Elo21, Elizabeth aponta que é preciso ter atenção aos vários modelos de relacionamento mãe-bebê-família que possam vir a prejudicar a aquisição da aprendizagem da criança como um todo e dificultar o desenvolvimento de seu potencial.

“Há desafios a serem enfrentados, que serão maiores ou menores para cada família. O mais importante, na minha opinião, é justamente não generalizar. Para nós, profissionais do Elo21, cada família é única”, comenta.

“Por outro lado, não posso deixar de lembrar que a falta de suporte médico, social e econômico faz parte da realidade do nosso país. Isso é um enorme desafio diante das necessidades de muitas famílias, que não têm como sustentar suas crianças com Síndrome de Down. Trabalhar na melhoria destes suportes também faz parte do nosso desafio”, finaliza a psicóloga.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Novidades

Receba em seu email as novidades e dicas da Elo21.

Banner cartilha