Laserterapia e ILIB Modificado

A Laserterapia de Baixa Intensidade (LBI) ou de Laser de Baixa Potência (LBP) tem sido usado no tratamento de doenças desde 1960, seu efeito baseia-se na absorção da luz na pele, desencadeando as reações biológicas, por meio de eventos fotoquímicos ou fotofísicos, levando às mudanças fisiológicas. A absorção celular da luz, melhora a liberação do oxigênio, gerando mais energia no processo mitocondrial e consecutivamente o auto rendimento energético da célula que recebe a corrente de ondas. A ação do Laser ocorre tanto em camadas mais superficiais quanto em tecidos profundos, variando sua dosagem e objetivo terapêutico, indicado em pós operatórios para cicatrização (interna e externa), úlceras sob pressão, estimulação dos músculos orofaciais, músculos profundos do corpo para relaxamento e analgesia em dores crônicas e agudas. Na Trissomia 21 (T21) e em pacientes neurológicos/neurodegenerativos, seu uso estende-se à tratamentos de “babação” (sialorréia), maximização de funções de deglutição e fonação, e melhora de quadros respiratórios recorrentes.

O ILIB Modificado é uma técnica de aplicação contínua e direta de laser terapêutico vermelho com a finalidade de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e consequentemente dos tecidos, o laser aumenta a produção de antioxidantes naturais do nosso organismo, diminuindo processos inflamatórios e acelerando processos metabólicos, aumento de produção de colágeno e recuperação muscular. Na T21 sua vasta extensão de benefícios se dá aos efeitos antioxidantes, imunomoduladores e de estímulo à oxigenação dos tecidos. Em pacientes neurológicos, auxilia no combate a dores crônicas e melhora da disposição, do sono e da qualidade de vida.

Utilizado nas terapias fonoaudiológicas, fisioterapêuticas, estéticas e metabólicas, sua extensão de indicações beneficia o tratamento em si e auxilia na potencialização das outras abordagens conjuntas.

Texto por Enzo Maschi, fonoaudiólogo.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Novidades

Receba em seu email as novidades e dicas da Elo21.

Banner cartilha